1: Assim que retornou a Jerusalém, Roboão convocou cento e oitenta mil homens treinados para a guerra, das tribos de Judá e de Benjamim, para atacarem Israel e recuperarem o domínio de Roboão sobre todo o reino.
2: No entanto, veio a Palavra de Yahweh, o SENHOR, a Semaías, homem de Deus, exclamando:
3: “Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel em Judá e Benjamim:
4: Assim diz o SENHOR: ‘Não partireis em guerra, nem lutareis contra os vossos próprios irmãos; volte cada um à sua casa, porquanto o que está acontecendo procede da minha vontade!’ Então eles compreenderam e aceitaram a Palavra do SENHOR e desistiram de atacar Jeroboão.
5: Roboão viveu em Jerusalém e construiu cidades e fortalezas em Judá.
6: Edificou Belém, Etã, Tecoa,
7: Bete-Zur, Socó, Adulão,
8: Gate, Maressa, Zife,
9: Adoraim, Láquis, Azeca,
10: Zorá, Aijalom e Hebrom. Essas cidades foram fortificadas em Judá e em Benjamim.
11: Ele fortaleceu as suas defesas e nelas colocou comandantes, com suprimentos de alimentos, azeite e vinho.
12: Ele armou cada cidade com escudos e lanças da melhor qualidade, e as fortificou muito, de modo que manteve o domínio de Judá e Benjamim.
13: Os sacerdotes e levitas que havia em todo Israel recorreram a Roboão de todos os seus territórios.
14: Porquanto os levitas abandonaram seus bens e suas áreas de pastagem e partiram para Judá e para a cidade de Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos haviam rejeitado o serviço religioso ministrado pelos sacerdotes de Yahweh.
15: E Jeroboão chegou ao ponto de nomear seus próprios sacerdotes a fim de trabalharem em seus altares idólatras e para servir às imagens dos ídolos que havia construído em forma de bodes e de bezerros.
16: De todas as tribos de Israel aqueles que estavam realmente dispostos a buscar a presença de Yahweh, o SENHOR Deus de Israel, seguiram os levitas até Jerusalém para oferecerem seus holocaustos a Yahweh, ao Deus dos seus antepassados.
17: Assim fortaleceram o reino de Judá e apoiaram Roboão, filho de Salomão, por três anos, porque durante três anos andaram no caminho de Davi e de Salomão.
18: Roboão casou-se com Maalate, filha de Jeremote e neta de Davi. A mãe de Maalate era Abiail, filha de Eliabe e neta de Jessé.
19: Abiail deu-lhe três filhos: Jeús, Semarias e Zaão.
20: Mais tarde, Roboão casou-se com Maaca, filha de Absalão, a qual deu à luz aos filhos Abias, Atai, Ziza e Selomite.
21: Roboão amava Maaca, filha de Absalão, mais do que todas as suas outras mulheres e concubinas, pois tinha tomado dezoito mulheres em casamento e sessenta concubinas, e gerou vinte e oito filhos e sessenta filhas.
22: Roboão fez de Abias, filho de Maaca, o grande chefe da família, príncipe entre seus irmãos, com o propósito de levá-lo ao trono e torná-lo rei.
23: Ele procedeu com astúcia e inteligência, dispersando seus filhos pelos vários distritos de Judá e de Benjamim, e pelas cidades fortificadas. Garantindo-lhes fartura de alimentos e provisões e também lhes arranjou muitas esposas.