1: Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo!
2: Eu vos elogio porquanto em tudo vos lembrais de mim, e vos tendes apegado fielmente às tradições que vos transmiti.
3: Entretanto, desejo que entendais que Cristo é o Cabeça de todo homem; o homem, o cabeça da esposa; e Deus, o cabeça de Cristo.
4: Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça;
5: e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça, pois é como se estivesse com a cabeça rapada.
6: Assim, se a mulher não cobre a cabeça, então deveria cortar também o cabelo. Se, no entanto, é vergonhoso para a mulher cortar o cabelo ou raspar a cabeça, então ela deve cobrir a cabeça.
7: O homem, contudo, não deve cobrir a cabeça, visto que ele é a imagem e a glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
8: Porquanto o homem não se originou da mulher, mas sim a mulher do homem;
9: além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas sim a mulher por causa do homem.
10: Por essa razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade.
11: No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem nem o homem é independente da mulher.
12: Porque, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo provém de Deus!
13: Julgai entre vós mesmos: é apropriado a uma mulher orar a Deus com a cabeça descoberta?
14: Não vos ensina a própria natureza que, se o homem tiver cabelos compridos, isso lhe é motivo de desonra?
15: E que se a mulher, entretanto, tiver cabelos compridos, isso é para ela uma glória? Pois os cabelos compridos lhe foram outorgados como se fosse um manto.
16: Contudo, se alguém deseja fazer desse assunto uma polêmica, nós não temos esse procedimento, nem as igrejas de Deus.
17: Apesar de tudo, não vos elogiarei quanto à instrução que passo a vos dar agora, porquanto as vossas reuniões produzem mal e não bem!
18: Em primeiro lugar, porque ouço dizer que há divisões entre vós quando vos reunis como igreja; e até certo ponto acredito que isso esteja ocorrendo.
19: Todavia, se faz necessário que haja divergências entre vós, para que os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.
20: Pois, quando vos reunis como igreja, não é para comer a Ceia do Senhor.
21: Porque, quando comeis, cada um toma antes a sua própria ceia sem esperar pelos outros. E, dessa maneira, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.
22: Será que não tendes casas onde podeis comer e beber? Ou, de fato, desprezais a Igreja de Deus, humilhando os que nada possuem? Que vos direi? Acaso vos elogiarei por isso? Certamente que não vos elogio por essas atitudes!
23: Pois eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
24: e, logo após haver dado graças, o partiu e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim.
25: Do mesmo modo, depois de comer, Ele tomou o cálice e declarou: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Fazei isto todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”.
26: Portanto, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice proclamais a morte do Senhor, até que Ele venha.
27: Por esse motivo, quem comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.
28: Examine, pois, cada um a si próprio, e dessa maneira coma do pão e beba do cálice.
29: Pois quem come e bebe sem ter consciência do corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.
30: Por essa razão, há entre vós muitos fracos e doentes e vários que já dormem.
31: Contudo, se nós tivéssemos a cautela de julgar a nós mesmos, não seríamos condenados.
32: No entanto, quando somos julgados pelo Senhor, estamos sendo corrigidos a fim de que não sejamos condenados juntamente com o mundo.
33: Portanto, meus caros irmãos, quando vos reunirdes para comer a Ceia, aguardai uns pelos outros.
34: Se alguém tiver fome, coma em casa, para que, quando vos reunirdes, isso não seja para vossa própria condenação. Quanto às demais orientações, pessoalmente vos instruirei, assim que puder visitar-vos.