1: A segunda sorte saiu para Simeão, indicando a distribuição das terras que caberiam às famílias da tribo de Simeão, conforme seus clãs: a sua herança, portanto, situava-se no meio das terras da tribo de Judá.
2: Receberam por herança as cidades de Berseba ou Seba, Moladá,
3: Hazar-Sual, Balá, Azém,
4: Eltolade, Betul, Hormá,
5: Ziclague, Bete-Marcabote, Hazar-Susa,
6: Bete-Lebaote e Saruém. Ao todo treze cidades, com seus povoados e aldeias vizinhas.
7: Aim, Rimom, Eter e Asã, quatro cidades com seus povoados,
8: e todas as aldeias ao redor dessas cidades, até Baalate-Beer, que é conhecida como Ramá, no Neguebe. Essa foi a herança da tribo dos filhos de Simeão de acordo com suas famílias, clã por clã.
9: A herança dos simeonitas, portanto, foi tomada da sorte que coube aos filhos de Judá, porque a parte dos filhos de Judá era além do que eles necessitavam para viver bem. Por esse motivo os filhos de Simeão receberam a sua herança dentro do território de Judá.
10: O terceiro sorteio apontou a distribuição de terras para os filhos de Zevulun, Zebulom, segundo as suas famílias, clã por clã. A fronteira de sua propriedade ia até Saride,
11: De lá dirigia-se para o oeste, chegava a Maralá, atingia Dabéshet, Dabesete, e se estendia até o ribeiro defronte a Iocneam, Jocneão.
12: De Saride a fronteira fazia uma volta para o leste, para o lado do nascente do sol, em direção às terras de Quis-lote-Tabor, prosseguia até Daberate e subia para Jafia.
13: Em seguida continuava para o oriente, até Gate-Héfer e Ete-Cazim, chegava a Rimom Metoar e desenhava uma curva na direção de Neá.
14: A fronteira norte se voltava em direção de Hanatom e terminava no vale de Iftá-El.
15: Nessa região também faziam parte do território de Zebulom: Catate, Naalal, Sinrom, Idala e Belém. Eram, pois, doze cidades com seus povoados e aldeias vizinhas.
16: Todas essas cidades com seus povoados foram a herança das famílias de Zebulom, clã por clã.
17: A quarta sorte saiu para Issacar, para os filhos de Issacar, segundo seus clãs.
18: A sua propriedade abrangia: Jezreel, Quesulote, Suném,
19: Hafaráim, Siom, Ananrate,
20: Rabite, Quisiom, Ebes,
21: Remete, En-Ganim, En-Hadá e Bete-Pazes.
22: Os limites do território chegavam a Tabor, Saazima e Bete-Semes, e terminavam no rio Jordão. Eram dezesseis cidades, mais os seus povoados.
23: Essas cidades com seus povoados e aldeias vizinhas foram a herança da tribo de Issacar, família por família, clã por clã.
24: A quinta distribuição de terras por meio de sorteio foi feita para as famílias da tribo de Aser.
25: Esse território incluía as cidades de Helcate, Hali, Béten, Acsafe,
26: Alameleque, Amade e Misal. A oeste a fronteira chegava até Carmel, o monte Carmelo, e Sior-Libnate.
27: Depois virava para o oriente, do lado do nascer do sol, em direção a Bete-Dagom, alcançava Zebulom e o vale de Iftá-El, e dirigia-se para o norte, para Bete-Emeque e Neiel, atravessando Cabul, à esquerda,
28: Ebrom, Reobe, Hamom e Caná, até a grandiosa Tsidon, Sidom.
29: A divisa então retornava em direção a Ramá e rumava para a cidade fortificada de Tsor, Tiro, virava no sentido de Hosa e concluía sua demarcação no mar Mediterrâneo, na região de Aczibe,
30: Umá, Afeque e Reobe: vinte e duas cidades com suas aldeias próximas.
31: Essa foi a herança da tribo dos filhos de Aser, segundo suas famílias e clãs: essas cidades e seus povoados.
32: Para os filhos de Naftali saiu a sexta sorte e a distribuição das terras foi feita para as famílias da tribo de Naftali, clã por clã.
33: A sua fronteira ia de Helefe e do Carvalho de Zaanim, passando por Adami-Neguebe e Jabneel, até Lacum, terminando no rio Jordão.
34: Ao ocidente, retornando para o oeste, a fronteira passava em Aznote-Tabor e ia em direção a Hucoque. Chegava a Zebulom ao sul, Aser a oeste e até Judá, a leste, no rio Jordão.
35: As cidades fortificadas eram: Zidim, Zer, Hamate, Racate, Quinerete,
36: Adamá, Ramá, Hazor,
37: Quedes, Edrei, En-Hazor,
38: Irom, Migdal-El, Horém, Bete-Anate e Bete-Semes. Ao todo somavam dezenove cidades, mais seus povoados.
39: Essa foi a herança outorgada aos filhos de Naftali segundo suas famílias, clã por clã: as cidades e todas as suas aldeias vizinhas.
40: O sétimo sorteio indicou as terras que foram distribuídas às famílias da tribo de Dã.
41: O território de sua herança compreendia: Zorá, Estaol, Ir-Semes,
42: Saalabim, Aijalom, Itla,
43: Elom, Timna, Ecrom,
44: Elteque, Gibetom, Baalate,
45: Jeúde, Bene-Beraque, Gate-Rimom,
46: Merjacom e Racom, e a região localizada defronte de Jope.
47: Mas a tribo de Dã teve dificuldade para tomar posse das suas terras. E, por este motivo, atacaram-na ao fio da espada e a tomaram. Estabeleceram-se em Lesém e lhe deram o nome de Dã, por causa do seu antepassado.
48: Essa foi, portanto, a herança da tribo dos filhos de Dã, segundo suas famílias e clãs: essas cidades e povoados.
49: Havendo terminado a repartição da terra segundo as suas fronteiras, os filhos de Israel deram a Josué, filho de Num, uma herança no meio deles,
50: como Yahweh, o SENHOR, havia ordenado. Deram-lhe a cidade que ele havia escolhido, Timnat Sêrah, Porção Frutífera, nos montes de Efraim, onde ele reconstruiu a cidade e se estabeleceu.
51: Essas são as partes da herança, os territórios, que o sacerdote Eleazar, Josué, filho de Num, e os chefes das famílias e clãs das tribos de Israel dividiram por meio de sorteio em Siló, na presença de Yahweh, à entrada da Tenda do Encontro. E assim concluiu-se a partilha da terra.