...

...

João 15

João - Capítulo 15

A videira verdadeira e seus ramos

1: Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

2: Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda.

3: Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido.

4: Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a mim.

5: Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma.

6: Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Então, esses ramos são juntados, lançados ao fogo e queimados.

7: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que desejardes, e vos será concedido.

8: O que glorifica meu Pai é que deis fruto em abundância; e assim sereis verdadeiramente meus discípulos.

9: Assim como o Pai me amou, Eu da mesma forma vos amei. Permanecei no meu amor.

10: Se obedecerdes aos meus mandamentos, permanecereis no meu amor, exatamente como Eu tenho obedecido às ordens do meu Pai e permaneço em seu amor.

11: Tenho-vos dito essas palavras para que a minha alegria permaneça em vós e a vossa felicidade seja completa.

12: E o meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei.

13: Não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos.

14: Vós sois meus amigos, se praticais o que Eu vos mando.

15: Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco.

16: Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós.

17: Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros.

18: Se o mundo vos odeia, sabei que, antes de vós, odiou a mim.

19: Se fôsseis do mundo, ele vos amaria como se pertencêsseis a ele. Entretanto, não sois propriedade do mundo; mas Eu vos escolhi e vos libertei do mundo; por essa razão, o mundo vos odeia.

20: Recordai-vos das palavras que Eu vos disse: ‘nenhum escravo é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, também vos perseguirão. Se obedeceram à minha Palavra, igualmente obedecerão à vossa orientação.

21: Contudo, o mundo vos tratará mal por causa do meu Nome, pois eles não conhecem Aquele que me enviou.

22: Se Eu não tivesse vindo e falado ao mundo, eles não seriam culpados. Mas, agora, eles não têm qualquer desculpa pelos pecados que cometeram.

23: Aquele que me odeia, da mesma forma odeia a meu Pai.

24: Se Eu não tivesse realizado entre eles obras que ninguém jamais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles viram e presenciaram tudo, e mesmo assim odiaram a mim e a meu Pai.

25: Mas isso aconteceu para se cumprir o que está escrito na Lei deles: ‘odiaram-me sem razão’.

26: Quando, porém, vier o Advogado que Eu enviarei para vós da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, Ele testemunhará a meu respeito.

27: E vós, também, dareis testemunho, pois estais comigo desde o princípio.