CAPÍTULO 31
1: Moisés proclamou estas palavras a todo Israel:
2: “Tenho hoje cento e vinte anos de idade e já não me sinto capaz de liderar-vos. Além disto, o SENHOR me preveniu: ‘Não atravessarás o Jordão!’
3: Portanto, quem vai atravessar à tua frente é a própria pessoa de Yahweh teu Deus. Ele mesmo exterminará estas nações pagãs da tua frente e conquistará a terra. Josué também atravessará à tua frente, comandando-vos, conforme o SENHOR já vos comunicou.
4: E Yahweh tratará destas nações adversárias do mesmo modo como tratou Seom e Ogue, os reis dos amorreus, os quais reduziu a ruínas e arrasou a terra deles.
5: O SENHOR as entregará a vós e as tratareis conforme os mandamentos que vos ordenei.
6: Sede fortes e corajosos! Não tenhais medo e nem fiqueis aterrorizados diante delas, porque Yahweh teu Deus é quem vai contigo! O Eterno nunca te deixará, jamais te abandonará!”
7: Em seguida, Moisés convocou Josué e ordenou-lhe: “Sê forte e destemido, pois tu adentrarás com todo este povo na terra que Yahweh jurou aos teus antepassados que vos daria, e tu os farás herdá-la de fato!
8: O próprio SENHOR marchará a tua frente. Ele estará sempre contigo! Nunca te deixará, jamais de abandonará! Não tenhas medo, nem te apavores!”
9: Moisés escreveu então esta Torá, a Lei e deu-a aos sacerdotes, os filhos de Levi, que carregavam a Arca da Aliança de Yahweh, como também a todos os líderes do povo de Israel.
10: E Moisés orientou-lhes: “No fim de cada sete anos, precisamente no ano do Cancelamento das Dívidas, durante a festa dos Tabernáculos,
11: quando todo o povo de Israel vier apresentar-se diante de Yahweh teu Deus no lugar que Ele mesmo tiver separado, tu proclamarás esta Torá, Lei aos ouvidos de todo Israel.
12: Reúne, pois, o povo: todos os homens, as mulheres, as crianças e o estrangeiro que está vivendo em tuas cidades, para que ouçam e aprendam a amar com reverência ao SENHOR vosso Deus, e cuidem de colocar em prática todas as palavras desta Torá, Lei.
13: E seus filhos que ainda não conhecem a história nem o temor do SENHOR ouvirão e aprenderão a amar com reverência a Yahweh vosso Deus, durante todos os dias em que viverdes sobre a face da terra da qual ides tomar posse em breve, assim que atravessardes o Jordão!”
14: Então o SENHOR falou a Moisés: “Eis que o dia da tua morte se aproxima. Convoca Josué, e apresentai-vos na Tenda do Encontro, a fim de que Eu lhe transmita as minhas ordens!” Moisés e Josué dirigiram-se à Tenda do Encontro.
15: Yahweh apareceu na Tenda, em meio a uma coluna de nuvem; e a coluna de nuvem pairou sobre a entrada da Tenda.
16: E o SENHOR disse a Moisés:“Eis que vais descansar na companhia dos teus antepassados, e este povo se levantará para se prostituir deixando-se iludir e seguindo aos deuses pagãos da terra estrangeira em que está para entrar. E, deste modo, Israel vai me desprezar, rompendo a Aliança que com ele estabeleci.
17: Naquele dia minha ira se inflamará terrivelmente contra todo este povo e o abandonarei; ocultando-lhe a minha face. Então Israel será devorado e muitos males e adversidades o atingirão. E naquele dia Israel se questionará: ‘Se tantos males e desgraças estão me atingindo, será porque meu Deus não está mais comigo?’
18: Sim, naquele dia Eu lhes esconderei completamente o meu rosto, por causa de todo o mal que Israel houver cometido, dedicando seu louvor para outros deuses!
19: E agora, escrevei este cântico para vós. Ensina-o aos filhos de Israel, coloca-o em sua boca, para que ele seja um testemunho a meu favor contra os filhos de Israel.
20: Quando Eu o tiver feito adentrar na terra onde manam leite e mel, terra que prometi sob juramento aos teus pais na antiguidade, e quando tiveres comido com fartura e houveres prosperado, engordará e se deixará seduzir por outros deuses e os servirá, abandonando-me e rompendo a minha Aliança.
21: Portanto, quando muitos males e desgraças o tiverem atingido, esta canção deporá contra ele próprio, como testemunho, porquanto não será esquecido nos lábios da sua descendência. Eu conheço com toda a clareza o pensamento deste povo; mesmo antes de conduzí-los para a terra que jurei dar a eles, Eu sei muito bem o que estão planejando em seus corações fazer lá!”
22: E naquele mesmo dia Moisés escreveu esta canção e a ensinou a todo povo de Israel.
23: Então Yahweh deu esta ordem a Josué, filho de Num: “Sê forte e destemido, pois tu farás adentrar os filhos de Israel à terra que Eu lhes havia prometido; quanto à minha pessoa: Eu estarei contigo!”
24: Logo depois que Moisés terminou de escrever num livro as palavras desta Torá, Lei – do início ao fim –
25: transmitiu esta ordem aos levitas que transportavam a Arca da Aliança de Yahweh:
26: “Tomai este Livro da Torá, da Lei e colocai-o ao lado da Arca da Aliança de Yahweh vosso Deus, onde deverá permanecer como testemunha contra ti!
27: Porque Eu conheço o teu espírito rebelde e a tua dura cerviz. Se hoje, enquanto ainda estou vivo e em tua presença, sois teimosos e rebeldes contra o SENHOR, quanto mais após a minha morte!
28: Agora, pois, reuni junto a mim todos os anciãos, líderes de vossas tribos, e os vossos escribas e oficiais, para que eu fale estas palavras aos seus ouvidos, e tome o céu e a terra como testemunhas contra eles.
29: Pois eu sei que após a minha morte ireis vos corromper completamente, desviando-vos do Caminho que vos ordenei; então a desgraça vos sobrevirá no futuro, por terdes vos entregado à prática do que é mau aos olhos do SENHOR, irando-o terrivelmente por meio das obras das vossas próprias mãos!”
30: A seguir, Moisés recitou em alta voz as palavras desta canção, do começo ao fim, na presença de toda a congregação israelita: