CAPÍTULO 16
1: Guarda o mês de abibe e celebra o Pêssah, a Páscoa do Eterno, o teu Deus, porquanto foi numa noite do mês de abibe que Yahweh teu Deus te libertou e te fez sair do Egito.
2: Sacrificarás, como oferta de Páscoa ao SENHOR, o teu Deus, um animal dos teus rebanhos de bois ou ovelhas, no local que Yahweh escolher para habitação do seu santo Nome.
3: Não comerás pão levedado, feito com fermento, mas durante os sete dias de celebração comerás tua oferta com Matsá, Ázimo: o pão sem levedo, não fermentado; o pão que faz recordar a aflição, pois foi às pressas que deixaste a terra do Egito, a fim de que em todos os dias da tua vida te lembres da época que abandonaste o Egito.
4: Durante sete dias não permitirás que seja encontrado fermento em todo o teu território, e da carne que tiveres sacrificado na tarde do primeiro dia nada deverá sobrar para a manhã seguinte.
5: Não poderás sacrificar a Páscoa em qualquer das cidades que Yahweh teu Deus te concederá,
6: mas exclusivamente no lugar que o próprio Yahweh teu Deus tiver escolhido para aí fazer residir o seu Nome. Sacrificarás o cordeiro de Pêssah, da Páscoa, à tarde, e ao pôr do sol o comerás, no tempo determinado em que saíste do Egito.
7: E o grelharás e o comerás no local específico que o Eterno, o teu Deus, determinar. Ao raiar do novo dia voltarás e irás para as suas tendas.
8: Durante seis dias comerás pães ázimos, sem fermento, e no sétimo dia haverá uma solene reunião geral em honra de Yahweh, o teu Deus. Nenhum trabalho realizarás!
9: Contarás sete semanas. A partir do momento em que lançares a foice no Ômer, nas espigas, começarás a contar sete semanas.
10: Celebrarás então a festa de Shavuót, das Semanas, em honra de Yahweh teu Deus. A oferta espontânea que tua mão fizer deverá ser proporcional ao modo como o SENHOR, o teu Deus, te houver abençoado.
11: E te alegrarás na presença de Yahweh teu Deus: tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita que vive em tua cidade, e o estrangeiro, o órfão e a viúva que igualmente vivem no meio de ti; todos no lugar que o próprio Yahweh teu Deus houver designado para aí fazer assentar o seu santo Nome.
12: Lembra que foste escravo e peregrino no Egito e cuida de obedecer fielmente todos estes decretos.
13: Celebrarás também a festa de Sucót, das Tendas durante sete dias, após ter recolhido o produto de tua eira, separado os cereais da palha, e de ter esmagado todas as uvas e olivas dos teus lagares.
14: Alegra-te nesta grande festa com teus filhos, as tuas filhas, os teus servos e servas, os levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem nas tuas cidades.
15: Durante sete dias festejarás em honra ao SENHOR, o teu Deus, no local que Yahweh tiver indicado; pois o Eterno, o teu Deus, vai te abençoar em todas as tuas colheitas e em todo o trabalho das tuas mãos, com o objetivo de te proporcionar plena felicidade na terra.
16: Três vezes por ano todos os homens de Israel deverão comparecer diante de Yahweh teu Deus, no lugar que Ele houver escolhido: na festa dos pães sem fermento, na festa das Semanas e na festa das Tendas. E ninguém se apresente de mãos vazias diante de Yahweh;
17: cada um traga sua dádiva conforme as bênçãos recebidas do SENHOR, o teu Deus!
18: Estabelecerás juízes, policiais e escribas em cada uma das cidades que Yahweh teu Deus vai dar para as tuas tribos. Eles julgarão o povo com justiça e equidade.
19: Não perverterás o direito, não farás acepção de pessoas e nem aceitarás suborno, pois a corrupção cega até os olhos dos sábios juízes, e prejudica a causa dos justos.
20: Busca única e exclusivamente o justo direito, a fim de que vivas e herdes plenamente a terra que o SENHOR, o teu Deus, te concede!
21: Assim, não erguerás estelas ou postes ao culto da deusa Aserá, a Baal, ou qualquer outro deus, além do altar que construirás em adoração a Yahweh, o teu Deus,
22: e não levantarás nenhuma outra coluna sagrada, porquanto o SENHOR, nosso Deus, detesta todos os ídolos pagãos!