CAPÍTULO 14
1: Sois filhos do SENHOR vosso Deus. Portanto, jamais vos marcareis com cortes no corpo nem rapem a frente da cabeça por causa dos mortos,
2: porquanto sois um povo consagrado a Yahweh, o teu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, Yahweh vos escolheu para seres o seu tesouro pessoal.
3: Não comerás nada que seja impuro.
4: Eis os animais de que podereis vos alimentar: boi, ovelha, bode,
5: cervo, gazela, corça, bode montês, antílope, bode selvagem e o carneiro montês.
6: Podereis igualmente comer de qualquer animal que tenha o casco fendido e dividido em duas unhas e que rumine.
7: Entretanto, há ruminantes e animais com o casco fendido de que não comereis: o camelo, o coelho e o rato silvestre. Embora ruminem não têm casco fendido; são proibidos para vosso alimento.
8: O porco também é abominável; embora tenha casco fendido, não rumina. Portanto, não podereis comer a carne destes animais tampouco tocar em seus cadáveres.
9: De todas as criaturas que vivem nas águas podereis comer somente as que possuem barbatanas e escamas.
10: Contudo, não podereis comer nenhuma criatura que não tiver barbatanas nem escamas; é impura para vós.
11: Podereis comer qualquer ave pura.
12: Todavia, destas não podereis vos alimentar: a águia, o urubu, a águia-marinha,
13: o milhafre, qualquer espécie de falcão,
14: qualquer espécie de corvo,
15: a coruja-de-chifre, o avestruz, a coruja-de-orelha pequena, a coruja-orelhuda, qualquer espécie de gavião,
16: o mocho, o corujão, a coruja-branca, o pelicano,
17: a coruja-do-deserto, o abutre, a coruja-pescadora,
18: a cegonha, qualquer espécie de garça, a poupa e o morcego.
19: Considerareis impuros e proibidos todas as pequenas criaturas que enxameiam e têm asas. Delas não comereis.
20: Entretanto, podereis comer livremente todas as aves puras.
21: Não podereis comer nenhum animal que tenha morrido por si. Tu o darás a um estrangeiro residente de qualquer de vossas cidades, e ele sim, poderá comer tal animal. Podereis também vender o animal encontrado morto a outros forasteiros. Todavia, vós sois o povo consagrado a Yahweh, o teu Deus. Não cozinharás o cabritinho no leite de sua própria mãe.
22: Todos os anos separarás o dízimo de todo o trabalho da tua semeadura que a terra produzir.
23: Diante do SENHOR teu Deus, no local que Ele houver escolhido para aí fazer habitar o seu Nome, comerás o dízimo do teu cereal, do trigo, do vinho novo e do melhor azeite, e a primeira cria de todos os teus rebanhos, a fim de que aprendas continuamente a amar reverentemente a Yahweh, o teu Deus.
24: Contudo, se o local for demasiado distante para ti, e tiveres sido abençoado pelo SENHOR teu Deus, e não te sejas possível carregar todo o dízimo, porquanto o local escolhido pelo SENHOR para ali assentar o seu Nome é longe demais,
25: troques o dízimo por prata, e leves este dinheiro ao local que o SENHOR, o teu Deus, tiver estabelecido.
26: Lá poderás trocar a prata, o dinheiro, por tudo o que quiseres comer: carne de vaca, ovelha, carneiro, vinho, bebida fermentada, ou qualquer outro alimento que desejares. Então juntamente com tua família comerás e te alegrarás ali, na presença de Yahweh teu Deus.
27: Contudo, quanto ao levita que mora nas tuas cidades, não o abandonarás, pois os levitas não possuem propriedade nem herança próprias.
28: Ao final de cada três anos, trazei igualmente todos os dízimos da colheita do terceiro ano, armazenando-os em vossa própria cidade.
29: Isto para que os levitas, que não têm parte nem herança contigo, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem nas tuas cidades possam se achegar, comer e saciar-se, e para que Yahweh teu Deus, te abençoe em todo o trabalho das tuas mãos!