...

...

Deuteronômio 11

CAPÍTULO 11

1: Portanto, amarás o SENHOR teu Deus e obedecerás continuamente aos seus decretos, às suas doutrinas e aos seus mandamentos.

2: Fostes vós que passastes pela experiência da disciplina do SENHOR, e não vossos filhos. Eles não conheceram nem viram a ministração de Yahweh vosso Deus, sua magnificência, sua mão poderosa e misericordiosa, seu braço forte e justo.

3: Vós sim, fostes testemunhas oculares dos sinais maravilhosos que Ele realizou e tudo o que fez no coração do Egito, tanto com a pessoa do faraó, rei do Egito, quanto com toda a sua terra com seus habitantes;

4: o que fez com o exército egípcio, com seus cavalos e carros, como os surpreendeu com as muitas águas do mar Vermelho, quando vos estavam perseguindo, e como Yahweh os aniquilou para sempre!

5: E o que fez por vós no deserto, até que fostes conduzidos a este lugar;

6: e ainda o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, da tribo de Rúben, quando ficou sem chão e a terra abriu sua boca e os devorou, juntamente com suas famílias, tendas e tudo o que os acompanhava, no meio de todo o Israel.

7: Vossos olhos foram testemunhas de toda a portentosa obra que Yahweh realizou!

8: Obedecereis, portanto, toda a Lei que hoje vos estou transmitindo, a fim de que tenhais poder para herdar e conquistar a terra na qual estais adentrando,

9: e para que possais viver por muito tempo na terra que o SENHOR jurou dar aos vossos antepassados e aos descendentes deles: terra onde manam leite e mel!

10: A terra em que estás entrando a fim de tomares posse não é como a terra do Egito, de onde saístes, e onde semeavas e eras obrigado a fazer toda a irrigação usando os pés, como numa horta.

11: Mas a terra na qual ireis, logo que atravessardes o Jordão, adentrar, para dela tomardes posse, é terra de montes e vales exuberantes, alimentados pelas chuvas do céu.

12: É uma terra de que Yahweh teu Deus zela com carinho. Os olhos do SENHOR estão sempre fixos sobre ela, do início ao fim do ano.

13: Portanto, se de fato obedecerdes aos mandamentos que hoje vos ordeno, amando ao SENHOR vosso Deus e servindo a Ele com todo o vosso coração e com toda a vossa alma,

14: concederei boas chuvas para a vossa terra no tempo certo: chuvas de outono e de primavera. Poderás assim recolher teu cereal, e tereis trigo, vinho e azeite com fartura.

15: Darei boa erva no campo para os teus rebanhos, de modo que poderás vos alimentar e ficar plenamente satisfeito.

16: Contudo, ficai atentos a vós mesmos, para que o vosso coração não se deixe seduzir e não vos desvieis para servir a outros deuses, prostrando-vos em adoração perante eles.

17: A ira de Yahweh se acenderia terrivelmente contra vós e Ele fecharia os céus: não haveria mais chuva e a terra não forneceria o seu produto; deste modo desapareceríeis muito depressa da boa terra que o Eterno vos concede!

18: Gravai, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa mente, ataia-as como um sinal em vossas mãos, e afixai-as nas vossas testas, como memorando, entre vossos olhos.

19: Ensinai os mandamentos do SENHOR aos vossos filhos, conversando acerca deles quando estiverdes sentados em casa e nos momentos em que estiverdes andando pelos caminhos, ao ires deitardes e quando vos levantardes para um novo dia;

20: tu os escreverás nos umbrais da tua casa, e nas tuas portas,

21: para que vossos dias e os dias de vossos filhos se multipliquem em paz sobre a terra que Yahweh jurou dar aos vossos antepassados, e sejam tão numerosos como os dias durante os quais o céu permanecer sobre a terra!

22: Porque, se diligentemente obedecerdes todos estes mandamentos que vos ordeno para os guardardes com zelo, amando o SENHOR, vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a Ele vos achegardes,

23: Yahweh expulsará de diante de vós todas essas nações a fim de que tomeis posse e despojeis uma terra que agora pertence a povos mais numerosos e poderosos do que vós.

24: Todo lugar em que a sola de vossos pés pisar será vosso território: vossas terras se estenderão do deserto do Líbano e do rio Eufrates até ao mar Ocidental, o Mediterrâneo.

25: Ninguém terá a capacidade de vos fazer resistência. Yahweh, o SENHOR vosso Deus espalhará o medo e o terror de vós a todos os povos por toda a terra em que pisardes, conforme vos prometeu.

26: Prestai, pois, atenção! Hoje estou colocando a bênção e a maldição diante de vós:

27: A bênção, se obedecerdes aos mandamentos de Yahweh vosso Deus que hoje vos ordeno;

28: a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos de Yahweh vosso Deus, desviando-vos do Caminho que neste dia vos instruo, a fim de vos deixardes iludir e seguirdes deuses pagãos.

29: Quando o Eterno, teu Deus, te houver trazido para a terra em que estás adentrando a fim de tomares posse dela, tereis que proclamar a bênção no monte Gerizim, e a maldição no monte Ebal.

30: Como sabeis, estes montes estão do outro lado do Jordão, a oeste da estrada principal, na direção do pôr do sol, próximo dos carvalhos de Moré, no Arabá, nas planícies, perto de Gilgal.

31: Portanto, agora, estais a ponto de atravessardes o Jordão e de tomar posse da terra que Yahweh, o SENHOR teu Deus, vos está concedendo. Quando a tiverdes conquistado e estiverdes vivendo em teu território,

32: cuidai com todo o zelo de pôr em prática todos os decretos e doutrinas que hoje vos estou transmitindo!