CAPÍTULO 8
1: Portanto, tendes cuidado de obedecerdes todos os mandamentos que hoje vos ordeno cumprir, a fim de que vivais bem e vos multipliqueis, entreis e possuais a terra que Yahweh, sob juramento, prometeu aos vossos antepassados.
2: Trazei sempre viva em tua memória a maneira como o Yahweh, o teu Deus, te conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para vos tornar humildes e provar-te, a fim de que exteriorizastes todas as intenções do teu coração: se estavas decidido a obedecer aos seus mandamentos ou não.
3: Ele te humilhou, fez com que sentisse fome e te alimentou com o maná que nem tu nem teus pais o conhecíeis, para te mostrar que o ser humano não vive apenas de pão, mas de toda a Palavra que procede da boca do SENHOR!
4: As vestes que usavas não se envelheceram, tampouco teus pés incharam durante esses quarenta anos de caminhada.
5: Sendo assim, reconhece no teu mais íntimo que Yahweh teu Deus te educava, como um pai instrui e disciplina o seu filho amado.
6: Obedece, pois, os mandamentos de Yahweh teu Deus, para que andes nos seus caminhos e aprendas a amá-lo reverentemente.
7: Eis que Yahweh teu Deus vai fazer-te herdar uma terra boa, repleta de riachos e tanques de água, de fontes que jorram nos vales e colinas;
8: terra que produz muito trigo e cevada, videiras e figueiras, romãzeiras, azeite de oliva e mel;
9: terra onde não faltará pão e onde não sentireis falta de nada; terra onde as rochas têm ferro e onde podereis extrair cobre das colinas.
10: Comerás e ficarás satisfeito, e bendirás a Yahweh teu Deus na terra que Ele te dará!
11: Contudo, tendes cuidado em relação a ti mesmo, a fim de que não esqueças do SENHOR teu Deus, e não deixes de cumprir seus mandamentos, doutrinas e decretos que hoje te ordeno!
12: Não aconteça que, havendo comido e estando plenamente saciado, havendo construído casas confortáveis e habitando nelas,
13: havendo-se multiplicado teu gado e o número de tuas ovelhas tendo aumentado, e multiplicado-se também tua prata e teu ouro, e tudo o que tiveres,
14: que teu coração se ensoberbeça e venhas a te esquecer do Eterno, o teu Deus, que te fez sair livre da terra do Egito, da casa da escravidão;
15: que te conduziu através daquele imenso e perigoso deserto, cheio de serpentes e escorpiões mortais; e numa terra seca e hostil, Ele tirou água da rocha para te saciar a sede;
16: que no deserto te sustentou com maná que teus antepassados não conheciam; para te humilhar, e para te provar, com o objetivo de proporcionar o melhor para ti no futuro.
17: Portanto, não digas no teu íntimo: ‘A minha força e o poder do meu braço me conquistaram estes bens e riquezas’.
18: Antes, te recordarás de Yahweh teu Deus, porque é Ele o que te dá força e capacidade para produzir riqueza, confirmando a Aliança que jurou aos teus pais, conforme hoje se constata claramente.
19: Se te esqueceres do SENHOR, teu Deus, e seguires outros deuses, e os servires, e prestares culto a eles, asseguro-te hoje que sereis exterminados.
20: Perecereis do mesmo modo que as nações que Yahweh vai destruir à vossa frente, por não terdes obedecido à voz do Eterno vosso Deus!