CAPÍTULO 7
1: Quando Yahweh teu Deus te houver feito entrar na terra prometida para possuí-la, Ele próprio expulsará de diante de ti nações muito mais numerosas do que tu: os hititas, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. São sete nações maiores e mais poderosas do que tu;
2: e quando o SENHOR teu Deus entregá-las a ti, tu as derrotarás e as sacrificarás como anátema. Não estabelecerás com elas qualquer tipo de aliança, nem as tratarás com piedade.
3: Não celebrarás matrimônio com qualquer pessoa de lá. Não concederás tua filha a um de seus filhos, nem aceitarás uma de suas filhas como esposa para teu filho;
4: pois deste modo o teu filho se afastaria da minha pessoa para servir a outros deuses, e a ira do SENHOR se inflamaria contra todos vós e rapidamente vos aniquilaria.
5: Eis como deveis trata-los: demolir seus altares, despedaçar suas estelas, colunas sagradas, cortar seus postes sagrados e queimar suas imagens de ídolos.
6: Pois tu és um povo consagrado a Yahweh teu Deus; foi a ti que o SENHOR teu Deus escolheu dentre todos os povos sobre a face da terra para seres o seu povo querido, o seu tesouro pessoal.
7: Yahweh não se afeiçoou a vós nem vos escolheu por serdes mais numerosos do que os outros povos; de fato, éreis o menor dentre os povos!
8: Mas foi porque o SENHOR vos amou e por causa do juramento que fez aos vossos antepassados. Por esse motivo Ele vos libertou com mão poderosa e os tirou da terra da escravidão, das garras do faraó, rei do Egito.
9: Saberás, portanto, que Yahweh teu Deus é o único Deus fiel, que mantém a Aliança e o amor por mil gerações, em favor daqueles que o amam reverentemente e obedecem aos seus mandamentos;
10: porém castiga de uma vez os que o rejeitam. Ele não demora em retribuir pessoalmente àqueles que o desprezam, aniquilando-os para sempre.
11: Observa, pois, os mandamentos, os decretos e as doutrinas que eu hoje te ordeno a cumprir!
12: Se obedecerdes estas ordenanças e as puserdes em prática, Yahweh teu Deus também te manterá a Aliança e bondade misericordiosa que prometeu sob juramento aos teus antepassados.
13: Ele te amará, te abençoará e te multiplicará. Ele abençoará os teus filhos e os frutos da tua terra: os cereais, as uvas e os vinhos novos, as azeitonas e o azeite, as muitas crias de gado e ovelhas, na terra que prometeu aos teus pais que te daria em herança.
14: Sendo assim, serás mais abençoado do que todos os povos! Ninguém do teu meio será estéril, seja o homem, a mulher, ou o teu gado.
15: Yahweh afastará de ti toda doença e todas as graves enfermidades do Egito que bem conheces. Ele não as infligirá a ti, mas sobre todos os que te odeiam.
16: Portanto, consumirás todos os povos que o Eterno teu Deus te entregar. Que teus olhos não tenham piedade deles, tampouco sirvas aos seus deuses: isto seria uma armadilha mortal para ti!
17: É possível que venhas a ponderar em teu coração: ‘Estas nações são mais fortes e mais numerosas do que eu, como poderia conquistá-las?’
18: Não deves alimentar medo algum delas! Lembra-te bem do que Yahweh teu Deus fez ao Faraó e a todo o Egito:
19: as grandes provas que teus olhos contemplaram, os sinais e prodígios, a boa mão e o braço forte com que o SENHOR teu Deus te fez sair livre! Yahweh teu Deus dispensará o mesmo tratamento a todos os povos de que tens receio!
20: Além disso, o SENHOR teu Deus enviará vespas contra eles, perecendo até os que estiverem restado e se tiverem escondido de ti.
21: Jamais fiques aterrorizado diante deles, pois Yahweh teu Deus, que habita em teu meio, é Deus poderoso e temível.
22: Yahweh teu Deus pouco a pouco irá expulsando estas nações da tua frente; entretanto, não poderás exterminá-las rapidamente, neste caso as feras do campo se multiplicariam e te ameaçariam terrivelmente.
23: É Yahweh teu Deus quem vai entregá-las a ti: elas ficarão grandemente apavoradas até que sejam absolutamente destruídas.
24: Ele vai entregar seus reis em tua mão, ó Israel, e tu apagarás os seus nomes de sob o céu: ninguém resistirá em tua presença, até que os tenhas exterminado!
25: Queimareis as imagens e ídolos dos seus deuses. Não cobiçarás a prata e o ouro que os recobrem, tampouco os tomarás para ti, para que não caias numa mortal armadilha, porquanto para o SENHOR o teu Deus esta atitude é detestável.
26: Sendo assim, não levarás coisa alguma que seja abominável ao SENHOR para dentro de tua casa: neste caso, tornar-te-ias anátema, amaldiçoado com ela. Considera-as, pois, como coisas imundas e detestáveis, pois elas estão separadas para a destruição como anátemas.