CAPÍTULO 23
1: Então o SENHOR falou a Moisés e ordenou:
2: “Orienta aos israelitas do seguinte modo: As festas de Yahweh, às quais os convocareis, são as minhas santas assembleias. Estas são as minhas solenidades:
3: Durante seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será dia santo, de repouso completo, dia de reunião sagrada, no qual não fareis trabalho algum. Onde quer que habiteis, será shabbãth, sábado dedicado ao SENHOR.
4: Estas, pois, são as solenidades de Yahweh, as santas assembleias às quais proclamareis nos devidos tempos:
5: a Páscoa do SENHOR, que se inicia ao entardecer do décimo quarto dia do primeiro mês do ano.
6: No décimo quinto dia daquele mês começa a festa de Yahweh, a festa dos pães sem fermento; durante sete dias comereis pães ázimos, sem fermento.
7: No primeiro, tereis santa reunião; não fareis nenhuma obra servil.
8: Durante sete dias apresentareis uma oferenda queimada a Yahweh. No sétimo dia, dia de assembleia sagrada, não empreendereis nenhum tipo de trabalho!”
9: Disse mais o SENHOR a Moisés:
10: “Fala o seguinte aos filhos de Israel: Quando tiverdes entrado na terra que vos dou e fizerdes nela a ceifa, trareis ao sacerdote o primeiro feixe de vossa colheita.
11: Ele oferecerá diante de Yahweh, com gesto ritual de apresentação,
12: e no dia em que fizerdes esta apresentação, oferecereis ao SENHOR o holocausto de um cordeiro de um ano de idade, sem defeito.
13: A sua oferta de cereal, neste dia, será de o equivalente a dois jarros de melhor farinha amassada com óleo, oferenda queimada para Yahweh, de aroma agradável, e uma oferta derramada, libação equivalente a um litro de vinho.
14: Não comereis pão, nem espigas tostadas ou pão cozido antes deste dia, isto é, antes de terdes trazido a oferenda de vosso Deus. É uma lei perpétua para os vossos descendentes, onde quer que habiteis.
15: A partir do dia seguinte ao shabbãth, sábado, desde o dia em que tiverdes trazido o feixe de apresentação, contareis sete semanas completas.
16: Contareis cinquenta dias até o dia seguinte ao sétimo shabbãth, sábado e oferecereis então a Yahweh uma nova oblação, oferta de cereais.
17: Trareis das vossas habitações o pão para ser oferecido em gesto ritual de apresentação, feito em duas partes, com o equivalente a dois jarros da melhor farinha, cozidos com fermento, como oferta movida das primícias dos frutos ao SENHOR.
18: Oferecereis, além do pão, sete cordeiros de um ano, sem defeito, um novilho e dois carneiros como holocausto ao SENHOR, acompanhados de uma oblação, oferta de cereais, e de uma libação, oferta de vinho derramado; toda esta oferenda será completamente queimada, cujo aroma é agradável ao SENHOR.
19: Fareis também com um bode um sacrifício pelo pecado, e com dois cordeiros de um ano um sacrifício de comunhão.
20: O sacerdote os oferecerá com gesto ritual de apresentação diante do SENHOR, além do pão dos primeiros frutos. De igual modo os dois cordeiros, pois são sagrados perante o Eterno e pertencem ao sacerdote.
21: Nesse mesmo dia, fareis uma convocação; esta será para vós uma assembleia santa e não fareis nenhum trabalho. É lei perpétua para vossos descendentes, onde quer que habiteis.
22: Quando segardes a messe na vossa terra, não colherás até as extremidades da lavoura, tampouco recolherás as espigas que caem aos vossos pés durante a colheita. Deixarás essa parte para o pobre e para o estrangeiro. Eu Sou Yahweh, o SENHOR, o vosso Deus!”
23: Disse então o SENHOR a Moisés:
24: “Diga também aos filhos de Israel: No sétimo mês, o primeiro dia do mês será para vós dia de repouso solene, memorial anunciado ao toque do Shofar, trombeta que convoca à reunião do povo em santidade.
25: Não fareis nenhuma obra servil e apresentareis oferenda queimada a Yahweh!”
26: O SENHOR falou a Moisés e disse:
27: Mas o décimo dia do sétimo mês é Yom Hakipurim, o Dia das Expiações, da Propiciação. Tereis santa assembleia. Jejuareis e apresentareis oferenda queimada a Yahweh.
28: Nesse dia não fareis trabalho algum, pois, é o dia das Expiações, quando se realizará por vós o rito de Expiação diante do SENHOR vosso Deus.
29: E toda pessoa que não jejuar nesse dia será expulsa do meio do seu povo;
30: e toda pessoa que empreender algum trabalho nesse dia, Eu a exterminarei do meio do seu povo.
31: Portanto, nenhum trabalho fareis; é uma lei perpétua para vossos descendentes, onde quer que habiteis.
32: Será para vós um dia de repouso solene e completo. Jejuareis e, à tarde do nono dia do mês, desde essa tarde até o pôr do sol seguinte, cessareis absolutamente o trabalho celebrando o vosso shabbãth, descanso.
33: Disse o Yahweh a Moisés:
34: “Diga ainda aos filhos de Israel: No décimo quinto dia deste sétimo mês tem início a festa dos Tabernáculos do SENHOR, que terá a duração de sete dias.
35: No primeiro dia, dia de santa assembleia, não realizareis nenhum trabalho.
36: Durante sete dias apresentareis oferenda queimada a Yahweh. No oitavo dia haverá uma grande reunião sagrada, e também apresentareis ofertas de alimento preparadas no fogo. É, portanto, dia de assembleia solene, e não fareis nenhuma obra servil.
37: Estas são as solenidades fixas de Yahweh, para as quais convocareis os filhos de Israel, assembleias santas destinadas a apresentar oferendas queimadas ao Eterno, holocaustos, oblações, sacrifícios, libações, segundo o ritual próprio de cada dia,
38: além dos sábados do SENHOR, das dádivas, dos votos e das oferendas voluntárias que fareis a Yahweh.
39: Entretanto, depois de terminadas as colheitas, haverá uma festa em honra de Deus, o SENHOR. Essa festa começará no dia quinze do sétimo mês e seguirá até o dia vinte e dois. No primeiro dia e no oitavo absolutamente ninguém deverá empreender qualquer trabalho.
40: No primeiro dia tomareis frutos formosos, das melhores árvores; cortareis lindas folhas de palmeiras e galhos, ramos de árvores frondosas e de salgueiros das ribeiras, e vos regozijareis durante sete dias diante de Yahweh vosso Deus.
41: Celebrareis assim como uma grande festa ao Eterno, durante sete dias, todos os anos. É lei perpétua para vossos descendentes. No sétimo mês fareis esta festa.
42: Habitareis durante sete dias em cabanas feitas de galhos de árvores. Todos os naturais de Israel morarão nestas barracas,
43: a fim de que os vossos descendentes saibam que Eu fiz os filhos de Israel habitar em tendas, quando os libertei da terra do Egito. Eu Sou Yahweh vosso Deus!”
44: E Moisés proclamou aos filhos de Israel todas as solenidades de Yahweh.